Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Projeto Educa-E


O Projeto Educa-E é uma proposta de apoio à educação com foco na ética e política, pautado em valores tendo por objetivo a formação cidadã.




COMENTÁRIOS DA MÚSICA: “CORRUPTOS DE UMA NAÇÃO”

Ederson Malheiros Menezes

Da ética da vida, ao Planalto Central

Não importa a esfera da vida, seja no rotineiro dia a dia em que se exerce a ética, desde o troco do supermercado, até as grandes decisões que envolvem milhares de pessoas. A primeira esfera é uma denúncia de abrangência da ética.

Do miserável com fome, ao telejornal

Esta segunda referência mostra como a ética é configurada pelos interesses das pessoas, de uma miserável realidade ao interesse político televisivo. A segunda esfera é uma denúncia de uma dinâmica perversa onde se confundem reciprocamente vítima e interesseiro.

Corruptos de uma nação que não quer crescer

Quando se considera a totalidade na corrupção, há um sentimento desconfortante. Pois corrupto é sempre o outro, não eu. Então a repetição desta realidade na música, desconcerta, e de certa forma, irrita, pela acusação repetitiva.

Da escola faz de conta à praça central

A crise dos processos que configuram a educação fez com que a mesma deixasse de ser educação de fato para tornar-se instrumento ideológico e mecanismo para interesses internacionais que se definem por estatísticas e não pelo real desenvolvimento educacional. A concretude desse fato está no resultado de muitas pessoas dominadas por vícios, desempregadas e desiludidas que ocupam as praças das cidades. A praça sempre considerada um lugar de diálogo, em algumas épocas antigas o lugar de grandes debates políticos, agora encontra-se como refúgio para excluídos.

Do colarinho branco, ao que limpa o quintal

A impunidade no país chamado Brasil justifica que a corrupção seja atividade já do quintal da casa. O famoso jeitinho brasileiro é a denúncia de uma corrupção que percorre todas as esferas do poder e da vida.

Dos planos de governo, a promessa e tal

Insistentemente, ano após ano, retomam-se pronunciamentos e promessas que, em sua grande maioria não são se concretizam. Essa denúncia é um chamado à consciência de que se desejarmos mudança ela não acontecerá somente pelas eleições, mas também através delas. Mas a maior expectativa é a ação de cada cidadão.

Educação em petróleo, futebol, hospital

A retomada da questão da educação é em detrimento da sua importância. As limitações dos investimentos em educação no país do futebol onde se quer hospital revelam descaso com a condição social de muitas brasileiros.

A criança que chora, seu futuro não vê

A criança é uma realidade da miséria da vida oferecida àqueles que estão chegando, às novas gerações. A criança traduz as novas gerações de brasileiros que irão daqui a pouco experimentar intensamente os resultados do descaso da geração atual. O futuro é incerto para a esperança e muito mais certo para a miséria.

Uma nação sem resposta, coloca tudo a perder

Não há resposta para o irresponsável, para o oportunista que só vive o hoje para ele. Mas o número destes cresce a cada dia, de maneira que a nação se configura pela indiferença e pelo interesse do lucro, colocando em jogo a vida como um todo.

Uma série de outras aplicações são possíveis. Todavia, estas foram consideradas para estimular a reflexão em busca de outras relações temáticas.

Sobre o autor da música e da reflexão:

Ederson Malheiros Menezes (teólogo, sociólogo, especialista em educação, mestre em práticas socioculturais e desenvolvimento social)


_______________________________________________________



Ótimo texto para trabalhar em sala de aula:



SÓ DE SACANAGEM

Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!
Elisa Lucinda dos Campos Gomes



[+] O que é o Projeto Educa-E?

O Projeto Educa-E é uma proposta de apoio à educação com foco na ética e política, pautado em valores tendo por objetivo a formação cidadã.


[+] Qual é o objetivo principal e sua justificativa?

Através do projeto se tem por objetivo iniciativas escolares e a produção de recursos didáticos para professores usarem em suas aulas.

A justificativa do Projeto Educa-E se dá pelo fato da necessária e urgente formação cidadã, o fortalecimento de novas gerações que precisam ser politizadas (não em caráter de política partidária) para poderem atuar de forma ética na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O projeto está em construção. Em breve disponibilizaremos outras informações e os primeiros materiais que visam servir de subsídios para o ano de 2016.

[+] Quem faz parte deste projeto?

Projeto Educa-E é uma iniciativa coordenada por Ederson Malheiros Menezes (educador, especialista em educação e mestre em práticas socioculturais e desenvolvimento social) e conta com o apoio e atuação de vários voluntários com foco e interesse no projeto, e que disponibilizam-se a partir de suas próprias áreas de atuação para cooperar.

[+] Maiores informações:

E-mail: educacaosociologica@gmail.com
Telefone: (55) 9675-6250